sábado, 22 de agosto de 2009

A Alquimia antiga prega:

Entender é conhecimento,
compreender é sabedoria!

Abraço
Vivian

Aproveitando a Lua Nova

Texto maravilhoso de Andre Melman

Tempo, tempo, tempo...

Hoje é lua nova, uma amiga me disse que é uma grande oportunidade pra recomeçar, iniciar um novo ciclo. A oportunidade está sempre presente então, cada 28 dias um novo começo. E por que repetir tudo da mesma forma?!

Essa questão do tempo tem estado muito presente, o tempo como uma oportunidade pra rever, transformar, fazer diferente. Quantos ciclos já não vivi fazendo tudo igual, seguindo os mesmos padrões, me rendendo aos mesmos medos.
Tudo bem, já me aproveitei de muitas oportunidades para mudar, crescer, me abrir pro novo, mas é incrível perceber que essa possibilidade é constante, a cada instante. O tempo é como um grande instrumento que deixamos guardado na caixa de ferramentas para um momento mais propício e confortável.

O aprendizado nos últimos meses tem sido basicamente esse: se eu não uso o tempo com todo o potencial que ele me oferece, viro refém dessa ferramenta obsoleta. Entro assim na roda do condicionamento por padrões do passado e adiando a abundância e felicidade para um momento futuro, quando "estiver pronto". E usar o tempo tem toda sua sutileza, envolve ser vulnerável, estar fora do controle...

Se o tempo pudesse falar ele diria claramente: "meu único papel é te ensinar a me soltar, soltar essa idéia do que já fui e do que serei". Nesse exato momento, o tempo é somente uma idéia, onde só o momento existe, o que é, com todas suas potencialidades, agora.

Parece livro de auto-ajuda, mas é mesmo. E agora nessa lua nova me disponho a me ajudar, a ouvir a voz mais profunda do tempo, esse grande pai. E me disponho a perceber a beleza de cada momento, de cada encontro, com a noite, com a chuva, com o gato da vizinha, com as flores no quintal, das cores e cheiros. Me abro pra possibilidade de escutar cada um sem tantos vícios e expectativas, e me desapegar desse grande professor, autoridade mundial, o Tempo.